terça-feira, 4 de abril de 2017

Caixa INPA Sistema de Ventilação

Assistam o video na integra ou se preferir apenas apartir de 7:20 min onde demontra o funcionamento da caixa.

Após sofrer com Forideos no meu meliponario, como todos que conheço comecei a pesquisar possíveis soluções para esse que é o maior inimigo das abelhas sem ferrão. 
Após varias experiências com modelos e formatos de caixa cheguei a este modelo INPA "Híbrido".
Consiste no modelo INPA com furo de 3 a 6 cm na tampa superior e no fundo da caixa no porão, as medidas são as mesmas utilizadas nas caixas INPA convencionais podendo facilmente serem adaptadas para caixas que ja se encontrem prontas e habitadas por colonias.

A grande vantagem que observei foi que as caixas que eram muito populosas e o cheiro da caixa atraia forideos para a entrada das abelhas não acontece com esse modelo "Híbrido" de caixa.
O motivo é simples, o fluxo de ar criado pelos dois furos  no fundo e tampa da caixa funcionam da seguinte forma:


Pelo fato do ar quente ser mais leve os vapores gerados dentro da caixa e humidade saem pela parte superior da tampa gerando tambem um vácuo que impede do cheiro da caixa sair pela entrada das abelhas. Outra vantagem que observei principalmente nas Caixas de Uruçu Nordestina (Scutellaris da Mata Atlântica) o churume líquido gerado por essa espécie não escorre mais outra observação quando existe desumidificação e as abelhas ficam na entrada botando água para fora da colmeia e não vejo mais as abelhas batendo asas na entrada tentando regular a temperatura interna da caixa. 
Desvantagens?  até o momento não observei desvantagem pelo menos para minha região que é de clima quente.
Em breve vou atualizar o post com fotos, medidas e materiais utilizados para montar esse modelo de caixa INPA "Híbrida".